top of page
Buscar
  • Foto do escritorLACEnfE

Pele: Anatomia e Fisiologia



A pele, também chamada de cútis ou tegumento cutâneo, é o maior órgão do corpo humano e reveste todo o organismo. Serve como uma barreira de proteção contra agressões do meio externo e mantém um ambiente interno que possibilite ao organismo proteger suas estruturas. A pele é um órgão vivo em constante renovação, que possui diversas funções, destacam-se: impermeabilidade à água, barreira imunológica e de proteção, pigmentação, tamponante, ceratogênica e sensorial.

A pele é composta por uma complexa estrutura celular que desempenha funções na vitalidade e no equilíbrio de tecidos subjacentes, proporcionando termorregulação e conservação dos líquidos corporais, além de reconhecimento imunológico, reparo de danos e comunicação com o sistema nervoso.

O tegumento cutâneo é composta por três camadas: a epiderme (externa), a derme (intermediária) e a hipoderme ou tecido celular subcutâneo (profundo).





EPIDERME

É composta por quatro camadas: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa e camada córnea. Nas regiões palmoplantares, há uma quinta camada de coloração pálida ou rosa interposta entre os estratos granulosos e córneo, a chamada lúcida. A epiderme possui três tipos celulares básicos: queratinócitos, melanócitos e células de Langerhans. A célula de Merkel pode ser encontrada na camada basal das palmas e plantas, mucosas genital e oral, leito ungueal e infundíbulo folicular.

i. Camada Basal

É a mais profunda das camadas da epiderme e é constituída por dois tipos celulares: os queratinócitos basais e os melanócitos. Os queratinócitos basais têm forma cilíndrica, se dispõem com seu maior eixo perpendiculares à linha formada pela junção dermo epidérmica, têm citoplasma basófilo, núcleos grandes e alongado, ovais e hipercromáticos.

As células basais estão unidas entre si e às células espinhosas suprajacentes, e estas entre si, pelas desmossomas, que são estruturas de adesão localizadas entre a células que dão suporte ao epitélio. Essas estruturas de conexão, por serem constituídas de uma única placa de aderência, são denominadas hemidesmossomas.

A camada basal é essencialmente germinativa, originando as demais camadas da epiderme mediante progressiva diferenciação celular. Por isso, nessa camada, observa-se intensa atividade mitótica. A maturação das células consiste na conversão de células basais colunares em células completamente queratinizadas na superfície córnea da epiderme, mecanismo chamado de queratinização.

Com exceção das células de Langerhans, as células dessa camada sofrem mitose constantemente, para repor as células mortas da epiderme.

ii. Camada espinhosa

Também é chamada de camada de Malphighi e formada pelas células escamosas ou espinhosas, que têm arquitetura poliédrica, achatando-se progressivamente em direção à superfície. Também são ligadas uma a outra pelas desmossomas.

iii. Camada granulosa

É formada pelas células granulosas. Na camada granulosa estão presentes componentes do envelope das células cornificadas: involcrina, querato-hialina, pancornulinas e loricrina. Em áreas de queratinização imperfeita, a camada granulosa pode estar ausente.

iv. Camada lúcida

Camada localizada nas regiões palmo plantares. Trata-se do extrato lúcido situado entre a camada córnea e a granulosa, composto por duas ou três camadas de células anucleadas, planas, de aspecto homogêneo e transparente

v. Camada córnea

É formada por células epidérmicas anucleadas, com membrana celulares espessas e cujo citoplasma corresponde a um Sistema bifásico de filamentos de queratina encerrados em uma matriz amorfa continua. Ela é a camada mais exterior e exerce a função protetora contra agressões físicas, químicas e biológicas. Sua espessura varia por região, sendo mais espessas nas regiões palmo plantares


DERME


Compreende um verdadeiro gel, rico em mucopolissacarídeos, a substância fundamental, e material fibrilar de três tipos: fibras colágenas, fibras elásticas e fibras reticulares. A derme tem espessura variável ao longo do organismo e compõe-se de duas porções: a derme papilar e a derme reticular. Algumas literaturas apontam uma terceira camada chamada de derme perianexial.

A derme papilar constitui uma camada mais superficial pouco espessa de fibras colágenas finas, fibras elásticas, numerosos fibroblastos e abundante substância fundamental, formando as papilas dérmicas.

A derme perianexial é estruturalmente idêntica à derme papilar, dispondo-se, porém, em torno dos anexos. Compõe, juntamente com a derme papilar, a unidade anatômica denominada derme adventicial.

A derme reticular é a mais profunda e compreende o restante da derme. É sua porção mais espessa, que se estende até o subcutâneo. Sua composição é de feixes de colágeno mais espessos dispostos paralelamente à epiderme. Há menor quantidade de fibroblastos e de substância fundamental com relação a derme adventicial.

Diferente da epiderme, a derme é vascularizada pelo plexo vascular superficial irradiado do plexo vascular profundo. Na derme, existem os gomos, corpos compostos por vasos e músculos que unem diretamente arteríolas e vênulas. Os gomos estão localizados principalmente nos dígitos e são fundamentais para manter a termocogulação e a homeostase.


HIPODERME

Inferior à derme, encontra-se a camada mais profunda da pele, com a qual será formada a junção dermo-hipodérmica, essa camada mais interna, é composta apenas por tecido adiposo, podendo variar na espessura do mesmo.

No ponto de vista histológico, ela não é considerada uma camada da pele, mas se relaciona com ela. Algumas literaturas apontam duas camadas de hipoderme: tecido adiposo areolar, irrigada e com adipócitos globulares e volumosos que normalmente recobre todo o corpo, e tecido adiposo lamelar, que esta presente em algumas regiões como: abdômen, flancos, região trocantérica, parte interna do terço superior das coxas, joelhos e parte posterior dos braços. (CUNHA et al., 2014)

Entre as suas funções, encontram-se: participar do isolamento térmico, dar proteção mecânica contra pressões e traumatismos externos, facilitar a motilidade da pele e atuar como depósito nutritivo de reserva.

É na hipoderme existem vasos que vão promover o aporte sanguíneo. Desses, originam-se dois plexos vasculares ligados por vasos intercomunicantes: o plexo vascular profundo, entre a derme e a gordura, e o plexo vascular superficial, que supre a derme papilar com um sistema de alças capilares.



Inervação da pele:

Terminação nervosa livre: é a extremidade final do axônio, que se ramifica entre as células da epiderme, localizada na junção entre o tecido epitelial e conjuntivo ou associada à epiderme dos folículos pilosos. Podem atuar como termorreceptores (sensíveis à temperatura), nociceptores (dor) ou mecanorreceptores (estímulos mecânicos).

Corpúsculo de Merkel: extremidade do axônio que se liga a células epidérmicas. Pode ser encontrada na epiderme, tanto na pele grossa quanto na pele fina. Atuam como mecanorreceptores para tato.

Corpúsculo de Pacini: extremidade do axônio que fica encapsulada por camadas de célula de Schwann. Localizada na epiderme e entre a junção da derme com a hipoderme. Atua como mecanorreceptor para tato, possibilita o deslocamento da pele e possui sensibilidade à pressão.

Corpúsculo de Meissner: extremidade axonal que forma um enovelo, com uma cápsula cheia de líquido dentro. Localizada entre as papilas dérmicas, na reentrância da derme espessa. Atua como mecanorreceptor.

Terminações de Ruffini: extremidade axonal encapsulada de fibroblastos preenchida por líquido, com poucas camadas. Localizada nas peles grossa e fina, assim como na derme. Atua como mecanorreceptor.

Terminações de Krausse: extremidade axonal encapsulada. Localizada entre a pele seca e a mucosa (lábios, órgãos e genitais). Atuam como mecanorreceptores.




VASCULARIZAÇÃO

O suprimento sanguíneo da pele é feito a partir de vasos existentes na gordura subcutânea. Desses, originam-se dois plexos vasculares ligados por vasos intercomunicantes: o plexo vascular profundo, entre a derme e a gordura, e o plexo vascular superficial, que supre a derme papilar com um sistema de alças capilares. Cada alça consiste em um ramo arterial ascendente e um ramo venoso descendente.

Na derme, existem os gomos, corpos compostos por vasos e músculos que unem diretamente arteríolas e vênulas. Os gomos estão localizados principalmente nos dígitos e são fundamentais para manter a termocogulação e a homeostase.


Gostou? O que acha de responder umas questões? No nosso instagram tem um quiz sobre, só olhar os favoritos "Quiz" ou CLIQUE AQUI


Fontes: Geovanini, 2014; Histologia Básica, 10ª ed.; CUNHA et al. 2014; Neuro-histologia, 1ª ed; SOBOTTA, 2015;

196 visualizações0 comentário
bottom of page