top of page

Saúde

      Saúde, este conceito foi se modificando em conjunto a sociedade, de acordo com tempos históricos e culturas distintas, e é definido de muitas formas (OMS,2020). A Organização Mundial de Saúde definiu como: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade".

      Dessa maneira, o conceito de ser saudável está ligado diretamente a um modelo holístico de cuidado, que compreende o ser humano como um todo e considera que ser saudável, não é apenas não estar doente e , além disso, entende que saúde não deve ser responsabilidade apenas do serviço de saúde em específico, mas também dos outros, que tangem os demais setores da vida (OMS,2020).

     É um conceito complexo e alvo de discussões filosóficas e científicas, e que precisa ser. Uma vez que o conceito da OMS se assemelha a uma perfeição, em meio a uma sociedade que vive com condições desiguais, alguns autores, entretanto, chegam a conclusão que saúde é um estado de equilíbrio (SILVA; FERREIRA, 2013).

      Ainda assim, parece algo inalcançável, já envolve tanto. É preciso entender, contudo, que somos seres capazes de ter saúde, ainda que estejamos em um processo de doença. Isto, poque não somos fragmentados, somos um todo. O humano é multidimensional e tem singularidades (SILVA; FERREIRA, 2013). Aqui saúde é ter um emprego, ter saneamento básico, estar bem mentalmente e fisicamente, mesmo que uma pequena parte desse todo esteja com algum comprometimento, como por exemplo, uma ferida.

      Segundo Dalmolin et al (2011), ter saúde é ter um equilíbrio entre todas essas partes da vida, que são de extrema importância. Entendendo isto, a saúde envolve todos, cada pessoa em busca de um melhor estilo de vida, para aumentar a qualidade da mesma e envolve os governos, que usam os indicadores de saúde, como ferramentas para mensurar a saúde da população e mostrar em estimativa, seu estado (OMS, 2020). Assim é possível o desenvolvimento de novas propostas que propiciem as pessoas, equidade, condições iguais de acordo com as desigualdades. Só assim, é possível alcançar um equilíbrio, a saúde.

 

Larissa Aguiar Bernardo

Diretora Financeira

​

Referências:

 

DALMOLIN, Bárbara Brezolin et al . Significados do conceito de saúde na perspectiva de docentes da área da saúde. Esc. Anna Nery,  Rio de Janeiro,  v. 15, n. 2, p. 389-394,  Jun  2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000200023&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 06  abr.  2020.

 

Organização Mundial da Saúde. Indicadores de Saúde: Elementos Conceituais e Práticos. [internet]. Disponível em:<https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=14401:health-indicators-conceptual-and-operational-considerations-section-1&Itemid=0&limitstart=1&lang=pt./>. Acesso em 06 abr 2020.

 

SILVA, Alan Camargo; FERREIRA, Jaqueline. O que é saúde?. Interface (Botucatu),  Botucatu, v. 17, n. 47, p. 983-986,  Dez  2013.  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400022&lng=en&nrm=iso>. Acesso em   06  abr  2020.

bottom of page